Especificação de esquadrias foi destaque de web seminário

Por fevereiro 25, 2015 Notícias Sem comentários
2015_fotochamada_AFEAL palestra web

FONTE: Site AFEAL / Notícias · Jan/2015

Com informações sobre como especificar as tipologias de esquadrias de acordo com as demandas arquitetônicas, o web seminário sobre Métodos e Processos reuniu grande número de espectadores. O palestrante Luis Viesti, consultor técnico da AFEAL, iniciou a apresentação dizendo que ao adquirir uma esquadria de alumínio, é necessário levar em consideração que está sendo comprado produto que tem de apresentar as condições mínimas de desempenho a que se propõe. “Temos a obrigação de conhecer as suas características, como eficiência, produtividade, desempenho e qualidade”, afirmou Viesti.

Segundo o profissional, é importante salientar que além de todos os estudos de projeto quanto ao design de sistema, logística de movimentação e transporte das esquadrias (seja fachada ou entre vãos), custo, praticidade na instalação, é preciso verificar o comportamento e desempenho estrutural do sistema que será escolhido conforme as condições da obra. “Existem importantes questões a serem consideradas no momento da especificação da esquadria, como qual região do país, quantos pavimentos há na edificação, entre outras”, disse.

Viesti falou ainda sobre a importância dos ensaios. “Para o fabricante, submeter seu produto aos ensaios representa oferecer ao cliente garantia de que aquela é uma esquadria de qualidade, que segue as normas nos seus mais exigentes critérios. Outro importante papel que os ensaios cumprem é servir de aprendizado. O empresário poderá constatar os erros e acertos daquele protótipo, tanto na fase de projeto quanto na de fabricação”, detalhou.

Outro assunto abordado no web seminário foi a qualidade dos componentes, que deve ser compatível com a durabilidade da matéria-prima da própria esquadria. “Por isso, muitos fabricantes estão atentos à utilização de materiais de boa qualidade, de modo que os componentes assegurem o melhor desempenho às esquadrias de alumínio”, afirmou Viesti, ressaltando que o mercado já oferece várias alternativas de peças adaptáveis aos mais variados tipos de perfis.

A instalação e a armazenamento das esquadrias foi o último tópico tratado por Viesti. “A instalação dos caixilhos de alumínio deve ser feita por pessoal especializado, que pode ser equipe própria do fabricante. É importante que o instalador tome alguns cuidados nesta fase da obra, para assegurar o perfeito funcionamento das janelas e portas de alumínio. Normalmente, as etapas que antecedem a instalação dos caixilhos são o revestimento interno e externo”, informou.

A apresentação utilizada por Luis Viesti durante sua palestra pode ser acessada clicando aqui.

A íntegra da palestra está disponível na TV AFEAL, com acesso liberado à todos, inclusive quem não havia se inscrito para acompanhar o evento ao vivo.

Clique aqui para acessar matéria completa e vídeo.